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04ago2016

Chegou o inverno! Vamos aquecer?

Muito se fala sobre manter o corpo saudável com exercícios, boa alimentação, vida com menos aborrecimento. Que o sedentarismo mata, já se sabe.  Mas quem prefere treinar na parte da manhã sabe o desafio que é sair do quentinho da cama!

Nosso corpo é programado para regular a temperatura e mantê-la estável. Por isso, treinar em dias frios consome muito mais calorias do que em temperaturas mais altas.

Que ótima notícia, não?

 

Regras essenciais para o frio não congelar sua motivação

Recomendo algumas dicas para um treino mais confortável e eficiente:

  • O frio faz nosso corpo perder mais líquidos. Atenção para a hidratação! Beba ao menos 2 litros por dia, principalmente durante e depois dos treinos, não importa qual sua atividade.
  • A função muscular sofre uma diminuição, o que resulta em perda de força. Aquecer é fundamental: comece com exercícios leves e vá aumentando aos poucos. Mantenha músculos e tendões aquecidos para evitar lesões!
  • A capacidade aeróbia também sofre com baixas temperaturas. Então pegue leve pois o rendimento pode ficar comprometido. Siga seu ritmo, respeite os limites do seu corpo e não force.
  • Proteger o corpo do frio e do vento é muito importante para manter a temperatura constante. Use luvas, meias e gorro para evitar friagem.
  • Alimentação é o combustível do corpo. Divida suas refeições em 5 porções e mantenha a energia em alta. Consuma gorduras boas (castanhas, azeite e peixes de águas frias) com moderação.

Faça sua rotina de atividades um momento prazeroso mesmo em temperaturas mais baixas. Mesmo que você abuse das comidas mais calóricas, manter o treino em dia garante saúde e disposição. Bons treinos!

(Tags: treino – inverno – frio – hidratação – energia – alimentação)

  • 4 ago, 2016
  • Dr. Marcelo Acherboim
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  • alimentação, energia, frio, hidratação, inverno, treino,

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