Blog

22set2016

Como nasceram as Paralimpíadas?

Como agradar aos deuses se você tivesse nascido há mais de 700 anos antes de Cristo? Os gregos levaram na esportiva e criaram os Jogos Olímpicos! Para homenagear Zeus e, de quebra ainda promover a paz e a integração entre as cidades que compunham a civilização grega, várias modalidades eram disputadas pelos atletas e os vencedores ganhavam coroas de louro e voltavam para suas cidades como heróis!
Até aí, provavelmente você já sabia. Mas você sabe como começaram os Jogos Paralímpicos? Recentemente, li sobre o tema e quero dividir com você esse exemplo de vida e solidariedade.

Ludwig Guttmann: o médico judeu que criou as Paralimpíadas.
Guttmann foi um neurologista alemão que fugiu da Alemanha nazista e ajudou a fundar a divisão de tratamento de lesões de coluna num hospital da pequena cidade de Stoke Mandeville, na Grã-Bretanha. Nesse hospital, depois da 2ª Guerra, ele encontrou muitos ex-combatentes, em sua grande maioria deficientes físicos. Responsável pelo setor de reabilitação de vítimas de lesões na medula espinhal do hospital, ele adotou um programa que mudaria para sempre a maneira como a sociedade considerava as pessoas com limitações físicas e como elas mesmas se viam.
Introduziu o conceito de fisioterapia como tratamento médico e o esporte como antídoto para a depressão. No começo eram competições de dardo e sinuca mas a reação dos pacientes, física e psicológica, fez o Dr.”Poppa”, como era conhecido, promover a ideia de disputas esportivas como terapia. Ele viu seus pacientes recuperarem, além do lado físico, a dignidade e a autoestima. Os pacientes desenvolviam novas potencialidades e redescobriam o prazer de viver por meio do esporte.
Se você quiser ler mais a respeito do Dr. Guttmann, sugiro a leitura desse artigo:
http://www.morasha.com.br/biografias/sir-ludwig-guttmann-o-pai-da-paraolimpiada.html

Dr. Guttmann deu uma enorme contribuição e uma lição de solidariedade e amor ao próximo. Meu respeito e meu agradecimento pelos ensinamentos e pela sabedoria.

 

  • 22 set, 2016
  • Dr. Marcelo Acherboim
  • 0 Comments
  • deficientes físicos, Ludwig Guttmann, paralimpíadas, paratletas, reabilitação,

Share This Story

Categories

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *